quarta-feira, 24 de março de 2010

A importância de uma publicidade bem elaborada




Foto: Flavio Saturnino
Edição: Leo Saturnino

Antes/Depois de uma imagem inteiramente produzida para o blog.

Simulamos os padrões utilizados nas fotos publicitária de hoje. O conceito era "movimento", uma idéia muito utilizada em produtos como tênis, música e higiene sovacal.

Bom, o que eu quis dizer com "A foto foi inteiramente produzida"?
Quis dizer que houve uma produção específica para o trabalho, isso inclui roupas, maquiagem, iluminação, conceito, edição, manipulação, pose...

Canso de ver pela internet tutoriais tentando simular o efeito do fotógrafo americano Dave Hill (www.davehillphoto.com). O cara é realmente muito bom, mas... será que ele pega uma foto no banco de imagens do Google, dá umas fuçadinhas no photoshop, duplica umas camadas e consegue o efeito final? Acho que não, né? Se fosse ele não estava ganhando tanto dinheiro. Para quem não viu, no próprio site do fotógrafo você encontra alguns making offs das artes dele, dá para ter uma leve noção de como funciona uma produção fotográfica.

Clientes me ligam dizendo: "Olha, eu tenho uma foto aqui da minha filha, ela é modelo sabe, e eu quero que você a coloque sentada em um cavalo branco olhando para o sol, com uns girassóis sorrindo pelo chão e o Chapolin Colorado com sua marreta biônica ao fundo, na marreta dele você escreve o nome da minha empresa... ah, esqueci de dizer, é uma foto tirada do meu celular, mas tem uma resolução muito boa, é 5.1 megabytes!".

Bom, para quem não entende muito sobre como funciona toda essa coisa de photoshop, esse pedido acima é mais ou menos como encontrar alguém tocando violão na rua, dar uma moeda de 5 centavos para ele usar como paleta e dizer "toca Malmsteen aí!", ou colocar a Preta Gil sobre um pônei esperando o recorde mundial do hipismo.

Dá pra fazer essa foto? Dá, aliás dá pra fazer tudo no Photoshop, mas não seria muito mais fácil arrumar um cavalo (que seja preto), colocar a modelo sobre o cavalo e tirar a foto? Claro, isso tem um custo... você vai ter gastos com o fotógrafo, com o cavalo, talvez comprar uns girassóis, sei lá...Mas o mais importante, aliás, o objetivo: vai conseguir um resultado final bem mais interessante... profissional.

A verdade é que uma propaganda mal feita pode levar sua empresa para o buraco! Olha, vou inventar uma estatística agora: 90% das pessoas, quando escolhem uma empresa que não conhecem, se baseiam no profissionalismo com que essas lidam com sua publicidade. E se minha estatística estiver errada, eu, ao menos, sou assim... No pior dos casos, se você tiver uma boa propaganda, já ganhou um comprador.

Quer fazer um teste? Peça para alguém alternar os canais da sua televisão entre a CNT (quando não estiver passando a "TV mão") e a Globo, quando estiver passando propagandas, sem te avisar em qual canal está. Tente adivinhar em qual canal a TV está plugada. O que isso prova? Que você, mesmo inconscientemente, sabe distinguir uma propaganda elaborada pela W/Brasil que custou 50 mil reais, de uma outra feita no After Effects pelo filho do dono da empresa que pesquisou no youtube por alguns tutoriais. Qual será que vende mais? Talvez a da Globo, e talvez por estar na Globo, mas "Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?"?

Claro que nem todo mundo leva 50 milzinho no bolso para o caso de precisar fazer uma propaganda, mas para gastar 200 reais com uma manipulação fotográfica que possivelmente, além de não te render retorno financeiro algum, irá criar chacota entre os amigos da filha montada num bezerro em forma de Unicórnio, gaste um pouquinho mais contratando uma agência/estúdio para elaborar um projeto fotográfico e garanta que seu dinheiro será bem investido.

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