segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Envelhecimento




Foto: Flavio Saturnino
Edição: Léo Saturnino

Bom, como sugerido pelo meu grande amigo Marcio Carvalho, na enquete do último post sobre o que vocês gostariam de ver em relação a tutoriais aqui no blog, a próxima video aula será sobre envelhecimento.

Por enquanto estou pesquisando e assistindo tutoriais sobre esse assunto que já estão aí pela net, afim de conseguir oferecer a vocês algo diferente... que seja um efeito, uma técnica, noção de realidade ou mesmo fonte de inspiração.

A montagem acima foi feita há algum tempo, para um desafio (não me lembro de qual comunidade). A pose não foi fotografada, nem a iluminação projetada com o intuito de produzir esse tipo de efeito, mas era a que eu tinha por aqui que se encaixava razoavelmente dentro do que dava para aproveitar desse efeito.

Antes de elaborar a montagem procurei, em bancos de imagens, por fotos de pessoas na terceira idade para ter referências, e acabei encontrando uma matéria bem legal, publicada em alguma revista da qual me esqueci o nome, que mostrava pessoas comuns que foram fotografadas na mesma pose e mesma iluminação em diferentes fases da vida. A partir dessas fotos tentei formular um padrão, que funcionasse como uma fórmula matemática, para definir como o rosto se comportaria com o passar dos anos... não fui muito feliz... mas consegui obsevações interessantes que deram realmente um ar geriátrico ao resultado final.

Então, antes mesmo da aula, para quem quer tentar esse tipo de montagem, fica aí a minha dica, pesquise, observe, absorva... Possivelmente você encontrará detalhes muito mais relevantes do que os que eu encontrei.



Leo Saturnino.

6 comentários:

  1. observei fotos do meu avô quando era jovem , o coitado ficou meio acabadinho mas está em boa forma pra idade dele...rsrs =D

    ResponderExcluir
  2. muito legal esse efeito ai...
    cara tu fico bem velho rsrs

    ResponderExcluir
  3. Hahah sinistro!

    Fala Leo! Muito bom seus tutoriais brother, parabéns. Vi alguns no youtube, a galera tem gostado bastante aparentemente.

    Também tenho um blog com tutoriais, www.designtuts.com.br, depois da uma passada lá!

    Não consegui encontrar um contato seu aqui no blog =/

    Se possível me manda um email me passando um contato seu! Valeu Leo e equipe. Segue meu email:

    thiago@designtuts.com.br

    ResponderExcluir