quinta-feira, 18 de março de 2010

Como fazer um livro em 3D no photoshop

E ae galerinha fã de Photoshop, sejam bem vindos à mais um tutorial. Esse é meu segundo tutorial postado aqui no blog, o primeiro sobre criação gráfica, e também o primeiro em formato de texto e imagens. E falando nisso, gostaria que vocês deixassem comentários dizendo se preferem tutoriais escritos ou video aulas.

Bem, hoje ensinarei como criar um livro em 3d bem realístico.
Nessa aula aprenderemos a usar um pouquinho do filtro "vanishing point", exploraremos alguns efeitos de camada das nossas "blending options", e estudaremos sobre como usar a iluminação para dar vida à nossas criações.


Resultado final:



Outras aplicações:






1 - Crie um novo documento de 6,5 x 7,25cm e 300 DPIs (pixel/inch), em modo RGB (para habilitarmos todos os efeitos que usaremos), 8 bit e fundo branco.




2 - Pressione ctrl+shift+n para criar uma nova layer. Dê o nome de "shape" a essa nossa layer.




3 - Com a ferramenta rectangle/retângulo vamos desenhar um shape retangular de qualquer tamanho. Eu usei a cor #750000, mas você pode utilizar a cor de sua preferência.




4 - Pressionando a tecla "ctrl", clique sobre o thumbmail da camada "shape", como mostrado na figura 5.1 abaixo. Isso criará uma seleção em volta do shape criado. Feita a seleção pressione "ctrl+shift+c" para fazer uma cópia mesclada, depois "ctrl+d" para desfazer a seleção. Feita a cópia, exclua a camada "shape" clicando com o botão direito sobre a camada e selecionando a opção "delete layer", como mostrado na imagem 5.2.



5 - Pressione novamente "ctrl+shift+n" para criar uma nova camada e chame essa camada de "base". Criada a camada, vamos em "filter/vanishing point" para criar nosso plano de perspectiva. Dentro do filtro "vanishing point", utilizando a ferramenta "create plane", demarcaremos 4 pontos para criar um plano de perspectiva conforme a imagem abaixo. (lembrando que o plano precisa ficar na cor azul. Caso o plano fica amarelo, ou vermelho, clique sobre um dos pontos do plano e arraste-os, redimensionando-o até conseguirmos um plano perfeito)




6 - Ainda no nosso filtro "vanishing point", pressionaremos agora "ctrl+v" para colar a seleção feita anteriormente, do nosso "shape", e arrastaremos essa seleção para dentro do nosso plano, clicando sobre a imagem e arrastando-a até o nosso plano.
Caso o nosso shape fique muito grande, podemos redimensioná-lo usando o atalho "ctrl+t". Feito isso, clique em Ok, no canto superior direito da tela.




Seu documento deve estar parecido com a imagem abaixo:




7 - A idéia agora é duplicar a nossa camada "base" 40 vezes e colocar uma cópia ao lado da outra, de maneira a simular um efeito 3d. Para fazer isso de maneira rápida iremos utilizar os atalhos do teclado: "ctrl+j" para duplicar a camada, e "ctrl+seta do teclado para a direita", para arrastar essa nova cópia 1px para a direita. Como os dois atalhos utilizam a tecla "ctrl", deixaremos ela sempre pressionada e alternaremos a letra "j" e a seta do teclado para a direita. Uma dica importante para fazermos isso de maneira bem detalhada é usar um zoom de 100% do documento, então, antes de começarmos a duplicar nossa camada, usaremos a ferramenta "zoom",clicaremos com o botão direito do mouse sobre qualquer parte do nosso documento e selecionaremos a opção "actual pixels". Se você usar um zoom menor do que 100%, as camadas podem ficar muito espaçadas e você não obterá um bom resultado.

Depois que você duplicar a camada 40 vezes, e colocar uma ao lado da outra, seu documento deve estar como a imagem abaixo:




Repare na paleta de layers/camadas, que temos 40 cópias da camada "base".

8 - A camada "base copy 40" será a capa, a camada "base" utilizaremos para fazer a sombra, e as camadas entre essas duas formarão a lateral de nosso livro. Então, vamos agora mesclar todas as camadas da "base copy 39" até a "base copy". Para fazer isso de maneira rápida, clique sobre a camada "base copy 39", pressione a tecla "shift" e clique sobre a camada "base copy". Será feita uma seleção de todas essas camadas, depois disso, clique com o botão direito do mouse sobre quaisquer uma dessas camadas e selecione a opção "merge layers" como mostrado na imagem a seguir:




Ficaremos então com apenas 3 camadas, além do nosso background: "base copy 40", que será a nossa capa; "base copy 49" que formará o corpo de nosso livro; e "base" que utilizaremos para fazer a nossa sombra. Se você seguiu o passo a passo até aqui, seu documento deve estar parecido com a imagem abaixo:




9 - Selecione agora a camada "base copy 40", para aplicarmos alguns efeitos de camada e trabalhar a iluminação da nossa capa. Clique com o botão direito do mouse sobre essa camada e depois na opção "blending options". Marque as opções "Bevel and Emboss", "Satin" e "Gradient Overlay", e deixe como na imagem abaixo:




O "Gradient overlay" deixe assim:




10 - Agora vamos aplicar também alguns efeitos de camada na camada "base copy 39", que mais tarde, iremos dividir como "parte lateral" e "parte superior". Então, vamos novamente na opção "blending options", agora na camada "base copy 39". Marcaremos somente as opções "satin" e "gradient overlay", e deixaremos com os valores a seguir:




Deixe o "gradient overlay" assim:




11 - Agora, com a ferramenta "line" vamos desenhar uma linha para separar a parte lateral da parte superior. Selecione a ferramenta "line", na cor branca, deixe o weight em "1 px" e desenhe uma linha reta conforme a imagem abaixo:




12 - Vamos agora fazer uma seleção apenas na parte superior do nosso livro para desenharmos as páginas, como mostrado na imagem abaixo. Para fazer essa seleção você pode utilizar a ferramenta de seleção com a qual você tiver maior habilidade. Eu recomendo o "lasso polygonal", e trabalhar com um zoom bem aproximado. Repare que essa seleção será feita levemente pela parte interna do objeto.




13 - Feita a seleção, selecione a camada "base copy 40" e duplique essa seleção mesclada, para fazer isso utilize os atalhos: "ctrl+shift+c" e "ctrl+v". Agora teremos uma nova camada sobre todas as outras. Vamos renomear essa camada e chamá-la de "páginas". Vamos ver como deve está nosso documento até agora:




Além das camadas que conseguimos ver na imagem, teremos a camada "base" e o nosso "background", abaixo das que aparecem na imagem acima.

14 - Vamos agora aplicar alguns efeitos na nossa camada "páginas". Clique com o botão direito sobre a camada "páginas" e selecione "blending options". Marque as opções: "bevel and emboss", "satin" e "color overlay". Deixe os valores assim:




15 - O procedimento que realizaremos a seguir é uma maneira prática de mesclar os efeitos de camada à imagem, de maneira que possamos aplicar uma "clipping mask" nessa camada, e ela não seja afetada por esses efeitos.

Crie uma nova camada por cima da camada "páginas" (ela ficará por cima de todas as camadas), para isso, utilize o atalho "ctrl+shift+N", e chame essa nova camada de "pags". Pressionando a tecla "ctrl", no seu teclado, clique sobre as camadas "pags" e "páginas" (uma de cada vez) para deixarmos as duas selecionadas. Agora, clique com o botão direito do mouse sobre qualquer uma das duas camadas selecionadas e clique em "merge layers", como na imagem abaixo:




Agora nossa camada "páginas" se chama "pags" e não apresenta nenhum efeito de camada.

16 - Agora que podemos aplicar "clipping masks" à camada "págs", iremos simular as linhas que separam as páginas do nosso livro. Deixe a camada "pags" selecionada e vá no menu "select" e clique na opção "load selection", não mude nada no quadro que irá aparecer, apenas dê OK, e uma seleção aparecerá em volta da camada "pags", como na figura abaixo:




Com a seleção feita, faremos uma cópia mesclada dessa área selecionada. Para isso, utilize os atalhos "ctrl+shift+c" e "ctrl+v" do seu teclado. Uma nova camada aparecerá acima da camada "pags", provavelmente de nome "layer 1". Vamos renomear essa camada e chamá-la de "linhas". Para renomear a camada basta dar dois cliques sobre o nome da camada. Feito isso, dessature essa camada, utilizando o atalho "ctrl+shift+U". Agora vá no menu "filters/noise/add noise" e deixe os valores como abaixo:




Agora vá em "filter/blur/motion blur" e deixe como a imagem a seguir:




Lembrando que o ângulo irá variar de acordo com o plano de perspectiva que você usou. A idéia é deixar o blur na direção mais próxima possível da perspectiva do livro.

Agora "filter/sharpen/smart sharpen" e deixe os valores como abaixo:




Sua imagem deve estar parecida com a abaixo:




17 - Agora vamos aplicar uma "clipping mask" na nossa camada "linhas" para que ela apenas apareça sobre a camada "pags". Para fazer isso, clique com o botão direito sobre a camada "linhas" e selecione "create clipping mask". Depois disso, vamos aplicar o "blending mode" "luminosity", e colocar a opacidade dessa camada em 45%.






18 - Vamos agora jogar a camada "base copy 40", que é a nossa capa, para cima de todas as camadas. Para isso, basta pressionar o botão esquerdo do mouse sobre a camada "base copy 40", arrastar para o topo da paleta de camadas e soltar o botão do mouse.

19 - Selecionaremos agora as camadas "pags" e "linhas", e, pressionando a tecla "ctrl" do teclado, arrastaremos essas duas camadas um pouco para baixo, usando a seta do teclado para baixo. Basta pressionar a tecla "ctrl" e dar dois toques na seta para baixo. É importante trabalharmos com o zoom de 100% para fazermos isso, então, antes de arrastar as camadas, confira se o zoom da imagem está em 100%.




20 - Ainda com as camadas "pags" e "linhas" selecionadas, vamos mesclar essas duas camadas. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre qualquer uma das camadas e selecione a opção "merge layers".

21 - Nesse ponto, nossa paleta de camadas deve estar assim:




22 - Agora faremos pequenas correções nas camadas "linhas" e "base copy 39". Começaremos com a camada "linhas". Com a ferramenta "rectangular marquee", e a camada "linhas" selecionada, faça uma seleção como a mostrada abaixo, e pressione "delete" no teclado para excluirmos essa parte da camada.




23 - Agora com a camada "base copy 39" selecionada, exclua a seguinte parte:




24 - Nosso livro já está praticamente pronto, então vamos começar a trabalhar na nossa capa.

Vamos criar um plano de perspectiva da nossa capa para que possamos aplicar textos, fotos ou brushes à nossa capa com precisão.

Então selecione agora a camada "base copy 40", vamos novamente em "filter/vanishing point". Repare que já temos um plano criado. Podemos excluir esse plano, para isso, clique sobre o plano e pressione "delete".

25 - Com a ferramenta "create plane" iremos agora traçar nosso novo plano de perspectiva. Use a imagem do livro como base, da seguinte maneira:




Criado o plano, clique em "OK", utilizaremos nosso plano mais tarde. Agora vamos trabalhar no texto/imagem que será aplicado à nossa capa.

26 - Crie um novo documento de 220 x 240 px e 300 DPIs, nele você irá criar o texto/imagem que pretende aplicar à capa do seu livro.

Eu usei a ferramenta "horizontal type" e a fonte "Calisto MT" para escrever o meu nome em duas camadas, uma para "Leo" outra para "saturnino", na cor "#fbe500". Com a ferramenta "line" e weight em 3 px, desenhei duas linhas horizontais sobre e sob o nome "saturnino". Também apliquei alguns efeitos de camada no meu texto e nas minhas barras, caso você queira seguir ao pé da letra o tutorial, mescle as duas camadas do texto ("leo" e "saturnino") e as linhas em uma única camada, e aplique os "blending options" "bevel and emboss" e "gradient overlay" conforme a imagem abaixo:




Para ter melhor noção de como ficará meu texto na capa do meu livro, usei a ferramenta "paint bucket" para preencher meu background com a cor "#800b0b". Meu documento está assim:




27 - Agora iremos copiar essa arte feita para nossa capa e colar no plano de perspectiva que criamos nos passos acima, no nosso documento inicial.

Para isso oculte a camada "background" clicando no ícone semelhante à um olho, que fica ao lado esquerdo do nome da camada, na paleta de camadas:




Feito isso, pressione "ctrl+A" para selecionar o documento todo, e "ctrl+shift+C" para fazer uma cópia mesclada da nossa arte.

Vamos agora voltar ao nosso documento inicial, onde está o nosso livro. Crie uma nova camada acima de todas, e chame essa nova camada de "artecapa". Com essa camada "artecapa" selecionada, vamos em "filter/vanishing point". Nosso plano já está criado, então pressione "ctrl+V" para colar a arte dentro do nosso filtro "vanishing point", pressione o botão esquerdo do mouse sobre essa arte e arraste-a para o nosso plano de perspectiva, pressione "ctrl+T" e redimensione a imagem de acordo com seu gosto, dentro da nossa capa, dê OK. Nosso documento estará mais ou menos assim:




28 - Vamos trabalhar um pouco o sombreado do nosso texto aplicado à capa, para fortalecer o efeito 3d que pretendemos simular. Para fazer isso, duplique essa camada "artecapa" duas vezes, e, como nos passos iniciais, onde criamos a base do nosso livro, coloque uma ao lado da outra, usando a tecla "ctrl" e a seta do teclado para a direita. Ficaremos com as camadas "artecapa" e "artecapa copy". Clique com o botão direito do mouse sobre a camada "artecapa" e, em "blending options", marque a opção "color overlay" e na cor, coloque preto. Ainda na camada "artecapa" clique no menu "filter/blur/motion blur" e deixe os valores assim:




Ajuste a opacidade dessa camada para 27%. O controle de opacidade fica no canto superior direito da paleta de camadas.

Nosso livro deve estar assim:




29 - Agora vamos começar a trabalhar na sombra do nosso livro.

Para isso, vamos criar outro plano de perspectiva de acordo com o que seria o chão/plataforma onde o livro está apoiado.

Vamos mais uma vez em "filter/vanishing point". Podemos deletar o plano que está criado, e criaremos um outro plano de perspectiva, baseando-nos no nosso livro. Como na imagem abaixo:




Para facilitar, depois que criarmos o plano, podemos aumentálo, clicando nas extremidades do plano e arrastando, para ficar mais fácil de trabalhar:




30 - Vamos selecionar agora a nossa camada, até então esquecida, "base". Com essa camada selecionada, pressione "ctrl+A" para selecionar tudo, e "ctrl+C" para fazer uma seleção do que se vê nessa camada, e "ctrl+d" para desfazermos a seleção. Agora oculte essa camada, clicando no ícone semelhante à um olho (já exemplificado acima). Crie uma nova camada acima dessa camada (ctrl+shift+N) e vamos chamar essa nova camada de "sombra".

Nossa paleta de camadas deve estar assim:




31 - Clique novamente no menu "filter/vanishing point", e vamos colar a nossa seleção dentro do filtro, pressionando "ctrl+V". Arraste a imagem para dentro do plano e rotacione-a (não redimensione), pressionando a tecla "shift", até ficar como na figura abaixo:




32 - Pressione "ctrl+u" e deixe o campo "saturation" em "-55%". Coloque a opacidade em 35%.

Nosso livro já está terminado... Agora é com vocês, soltar a criatividade para dar vida à nossa imagem. Explorem o "vanishing point" para criar um chão, desenhar na capa, no livro, paredes... Espero que tenham gostado!

6 comentários:

  1. CAraa me ajuda por favor preciso fazer uma capa em 3d so q naum to conseguindo eu fiz ela sem ser 3D mas to precisando muito dela 3D
    por favor me ajude e urgente!!
    fico agradecido!!
    Pleaseee!

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo , tudo bem ?
    Será que podias me ajudar, tenho uma duvida. preciso fazer um género de catalogo para fazer um trabalho e tem de ser no photoshop, sabes como ?


    qualquer coisa : joana_matu_12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo , tudo bem ?
    Será que podias me ajudar, tenho uma duvida. preciso fazer um género de catalogo para fazer um trabalho e tem de ser no photoshop, sabes como ?


    qualquer coisa : joana_matu_12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legalll :D prefiro tutoriais escritos

    ResponderExcluir
  5. Muito legalll :D prefiro tutoriais escritos

    ResponderExcluir
  6. carambaaaaa rapaz vc e msm o metre do photoshop viu parabéns por sua criatividade

    ResponderExcluir