quinta-feira, 25 de março de 2010

Como funciona um projeto fotográfico




Foto: Flavio Saturnino
Edição: Leo Saturnino

Mais um antes/depois de um trabalho meu, totalmente produzido para o blog.

Como não posso postar outros trabalhos meus por conta dos direitos autorais e respeito contratual, decidi elaborar algumas artes exclusivas para o blog, com fotos minhas, para evitar problemas com direitos de imagem.

Não é por ser meu primo, eu trabalho com dezenas de fotógrafos, mas Flavio Saturnino é um cara com quem gosto de trabalhar. Um fotógrafo com gosto muito apurado para o trabalho de iluminação, e ótimas idéias.

Para nós designers, editores, ou qualquer outro tipo de profissional que trabalhe com fotos de terceiros, é primordial que tenhamos uma boa comunicação com o fotógrafo, não apenas para um acordo entre o tipo de material necessário para trabalharmos, mas para explorar as idéias e o estilo desse fotógrafo e adaptar nosso trabalho à eles. Essa é uma das diferenças importantes entre trabalhar com fotos de bancos de imagens, e trabalhar junto com o fotógrafo, de maneira a conseguir as fotos perfeitas para o resultado final.

Eu trabalho com Flavio já há algum tempo, conheço o estilo dele, sei como gosta de trabalhar, de usar a iluminação, de buscar fotos diferentes, mas as idéias sempre me surpreendem, normalmente discordamos muito acerca delas, e adaptando um pouco das minhas com as dele, sempre conseguimos um resultado final mais satisfatório do que se tivesse ficado em casa matutando sozinho.

Na foto acima, o conceito era "força, imponência e perseverança". Utilizamos esses três conceitos para abordar um problema muito comum nesse tipo de trabalho... repare que as idéias de "força/imponência" e "perseverança" podem ser contraditórias. "Perseverar" pode ser "levantar depois de cair", mas, por estereótipo, o forte não deveria cair. "Perseverar" pode ser "aquele que insiste", mas quem se impõe não precisa insistir. Por isso, precisaríamos tomar cuidado na dosagem de cada adjetivo para unir as três idéias em uma imagem.

Antes de começar a fotografar, sempre faço um rascunho da arte que pretendemos executar (normalmente faço meus rascunhos à lápis). Esse rascunho vai nos ajudar a raciocinar sobre o conceito na hora de fotografar, e a encontrar a posição perfeita da iluminação.


Para frizar a perseverança colocamos o personagem de joelhos, com uma perna levantada, como se estivesse se levantando, mas quando começamos a fazer as fotos, o braço esquerdo havia saído muito arqueado para trás, e isso estava aumentando a idéia de movimento, que não queríamos, aliás, se o personagem não tivesse pressa para levantar enfatizaria a idéia de imponência que precisávamos.

Ainda pensando na perseverança, pensamos primeiramente em deixar o personagem com aparência de cansado, mas isso iria contrapor a idéia de força, e para que a força sobressaísse fizemos mais algumas modificações na postura inicial que rascunhei. A mão direita estava aberta e o braço esquerdo apoiado sobre a perna esquerda. Decidimos fechar o punho que levava ao chão e usar o braço esquerdo como "ameaça".

Sobre a roupa, inicialmente faríamos com camisa, rasgada, e uns pedaços em chamas, mas a idéia de chama ao corpo, como quem não sente ou não se importa com a dor, era mais interessante...

Precisamos pensar em tudo... roupa, expressão, postura, posição dos elementos, cores... E isso tudo é apenas uma parte do que deve ser estudado para elaborar uma arte de impacto.

Na matéria passada falei da mania que tomou conta dos "designers da inclusão digital" de reproduzir o efeito do fotógrafo Dave Hill. E uso o Dave novamente como referência para dizer que, por mais que se consiga reproduzir a técnica dele, o que mais floresce em suas artes é a criatividade e a maneira como consegue enfatizar o conceito trabalhado.

3 comentários:

  1. Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pelo talento. Sim, fiquei impressionado com os seus trabalhos. Sou imaturo quando se trata de fotografia e edição de imagem, estou apredendo á manipular o photoshop agora. Comtinue postando sua arte que visitarei frequentemente.

    ResponderExcluir
  2. cria um tutorial explicando como se faz isso

    ResponderExcluir