quinta-feira, 1 de abril de 2010

Fotografar é pintar um quadro


Foto: Flavio Saturnino
Edição: Leo Saturnino

Mais uma foto tirada especialmente para uma matéria aqui do blog.

Ignorando minha cara estranha, a evidente falta de equilíbrio, o desconforto, e a pose de quem nunca plantou uma bananeira na vida tentando tirar uma foto de cabeça para baixo, até que a foto saiu legal, não? Talvez... porém eu acho praticamente impossível ignorar inconscientemente esses detalhes, ou qualquer outro que enfatize artificialidade.

Muitas vezes em um ensaio fotográfico, seja por inexperiência do modelo ou, principalmente, pela incapacidade do fotógrafo de explorar a espontaneidade do fotografado fazendo ele se sentir a vontade, o resultado final acaba virando uma sopa de "fotos de orkut".

O trabalho de um bom fotógrafo, na minha opinião, não consiste apenas em captar uma imagem, mas principalmente captar um sentimento, uma emoção... e para isso, principalmente quando trabalhamos com "atores" (aliás, ser modelo, muito acima da beleza física, nada mais é do que atuar) inexperientes, é imprescindível a espontaneidade para se conseguir boas fotos.

As vezes recebo fotos para edição, onde a modelo puxa o ar todo para o pulmão, prende a respiração e encolhe a barriga para aparentar mais magra. E as vezes ainda pedem "-Olha, não muda muito o corpo dela não porque ela quer se ver nas fotos como ela realmente é.". Bom, vou deixar aqui uma dica para essas modelos que querem se ver "como realmente são". Quando você puxa o ar para o pulmão e prende a respiração encolhendo a barriga, seu abdome supra fica muito inchado, seu rosto pode ficar avermelhado, seu pescoço fica mais curto e mais largo, e pela quantidade de gordurinha sobrando no abdome infra suas costelas não deveriam aparecer. Não preciso dizer que essa não será uma foto espontânea, e como já disse em outro texto, fica tão óbvio quanto o Jô Soares quando diz "Gente, eu conversei aqui..." e dá uma pausa esperando a galera fazer o "Ahhhhhhh".

Se essa é uma foto que vai para edição, fotografe naturalmente e deixe para o editor a tarefa de te deixar um pouquinho mais magra como você pretendia aparentar, e não precisa se sentir mal com isso, aliás, não há diferença ética entre os dois métodos de "emagrecimento". Se essa foto é caseira e/ou não vai passar por edição, faça o contrário, solte todo o ar do pulmão e ria. Isso mesmo, ria! "Rir" não é "sorrir", mas também não precisa ser uma gargalhada. Quando você ri, sua musculatura abdominal se contrai, e com o pulmão vazio, seu abdome supra não ficará inchado, e o infra parecerá menor. Não é a toa que dizem que rir faz bem! Na fotografia também é assim!

Esse é o tipo de dica que o fotógrafo precisa saber passar, além de saber fazer a pessoa se soltar e esquecer a timidez na frente das câmeras. No estúdio as vezes usamos jogos com cartas, onde cada uma representa uma pose, ou criamos uma histórinha para a pessoa interpretar e interagir com a equipe... todos presentes precisam entrar no clima do conceito fotográfico para que o modelo não se sinta excluído.

Fotografar profissionalmente, na minha opinião, é uma arte que deve ser comparada à pintar um quadro, porém nem todo mundo tem habilidades com pincéis e tintas, por isso, quem quiser aprender a pintar, normalmente irá procurar um curso onde o professor além de ensinar as técnicas necessárias, explicará a essência e os objetivos da arte plástica. Por outro lado, com toda a inclusão digital e essa exacerbação tecnológica que presenciamos no nosso dia a dia, você não precisa de mais do que um celular e um dedo para poder tirar uma foto.

Que essa matéria sirva com um protesto meu, contra a banalização da profissão de fotógrafo!


Quero aproveitar esse espaço aqui para agradecer à Rina Noronha e toda a administração do site Imasters, pelos tutoriais postados; à administração do site Psdtuts pelo convite e publicação de matérias minhas; às comunidades do orkut "Photoshop Sem Segredos" e "Photoshop Truques e Dicas", pelos constantes debates acerca de algumas artes minhas, sempre me ajudando com dicas, sugestões, críticas e elogios; e, claro, a todos vocês que frequentam meu blog e deixam comentários seja por aqui ou os que me adicionam pelo orkut!

Participe! Deixe seu comentário, sua crítica, seu elogio, sua sugestão! É isso o que me dá incentivo e me faz melhorar!

9 comentários:

  1. cara tu é phoda heim
    fico top
    seus trabalhos são ótimos
    parabéms!

    ResponderExcluir
  2. parabens rapa vc eh um perigo no ps

    ResponderExcluir
  3. kara, vlw pelas dicas de fotografia!
    são ótimas!

    pretendo fazer um curso de fotografia pra poder sakar pelo menos o suficiente pra fazer um bom trabalho!

    vlw!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Wess,
    Fico muito feliz quando recebo elogios ou críticas também a respeito dos textos. Sei que, como esse é um blog direcionado para uma galera que curte imagens, as vezes o texto passa em branco. Fico feliz em saber que os textos também estão agradando!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Edu e Anonimo!
    Valeu pela força! Fico muito feliz com o carinho de vocês e com o incentivo, espero que continuem acompanhando!

    ResponderExcluir
  6. quero muito aprender a criar essa perspectiva de 3d. muito foda!

    ResponderExcluir
  7. eu denovo!

    texto muito bem escrito.

    realmente o primeiro desafio do fotográfo, é deixar o photografado à vontade. pra a foto não sair com aspecto de foto 3x4. gostaria muito de fazer um curso de fotografia, mas, impressionantemente, nao tem nenhum aqui na região onde eu moro.

    meus parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. pireiii no seu trabalho...
    adoro tratamento de imagens...mas vai acha um curso que preste pra fazer... não axiste..é uma pena...belo trabalho e parabéns pelo blog..dei uma espiada no orkut tbm..achei teu trabalho numa comu..
    bjus

    ResponderExcluir